A IMPORTÂNCIA DAS TIC’s NO PROCESSO ENSINO / APRENDIZAGEM

24-10-2010 14:39

 

A escola não pode ignorar que, tal como está concebida nosdias de hoje, não atrai os alunos, não motiva os professores, não convence os pais. Percebemos que os alunos vão porque são obrigados, não vendo naquilo que aparentemente aprendem uma aplicação prática futura; percebemos que os professores andam atulhados em burocracia, porque têm de passar os alunos; percebemos que os pais têm da escola uma visão negativa que, no meu entender, eles próprios criaram e desenvolveram com a propaganda política negativa que o próprio Ministério tem feito.

Nos últimos anos, tem-se generalizado (e incentivado) o recurso às novas tecnologias de informação e comunicação como promoção da motivação, quer dos alunos, quer dos professores. Ora, pretende-se que a inserção da tecnologia da informação em qualquer organização seja uma intervenção feita com o objectivo mudar o seu estado, com o intuito de aumentar a sua eficiência, sendo esta visível no sucesso dos alunos. Mas, será que os alunos estão a ter mais sucesso desde que o acesso a computadores foi democratizado, desde que há quadros interactivos ou escola virtual? Não me parece. Por seu lado, os professores têm a vida mais facilitada, no que concerne a preparação de aulas mais atractivas, a elaboração de apresentações em power-point e o recurso à internet na sala de aula, quando a banda larga nas escolas não passar de ficção.

Estas respostas inovadoras oferecem potencialidades ao aluno e ao professor, exigindo deste último uma transformação das suas práticas, bem como a promoção de uma relação empática com as TIC’s. É preciso engraçar com elas para nos darmos bem!

As tecnologias de informação e comunicação ampliaram, e muito, as possibilidades de pesquisa de informação, e os materiais interactivos e aulas em multimédia disponíveis na escola virtual colocam à disposição dos alunos um conjunto abundante de informações. Os alunos podem ser, assim, descobridores activos do mundo que os envolve. Por seu lado, os professores devem ensinar os alunos a avaliar e administrar na prática a informação que lhes chega. Este processo revela-se muito mais próximo da vida real do que os métodos tradicionais de transmissão do saber (embora me pareça que estes não devam cair totalmente em desuso!). Sou de opinião que o desenvolvimento das novas tecnologias não diminui em nada o papel dos professores: antes o modifica profundamente, tornando-o em mais um difusor de saber. Somos, desta forma, promovidos a parceiros de um saber comum que nos compete organizar.

 

Paulo Adriano

 

 

 

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode